segunda-feira, 25 de maio de 2009

Aspectos Políticos

Estados Unidos
São uma República Federal Presidencialista. No nível federal, o principal oficial do Poder Executivo do país é o Presidente, eleito por um colégio eleitoral. O candidato à presidência que obtém a maioria dos votos do colégio eleitoral em uma dada eleição presidencial é o vencedor desta eleição.
O Poder Legislativo americano é exercido pelo Congresso, composto pela Câmara dos Representantes e pelo Senado. Cada Estado tem direito a dois senadores e a um número de representantes proporcionais à sua população. O Poder Judiciário pertence aos tribunais federais, dos quais a maior é a Suprema Corte. Cada Estado possui direito a um certo número de votos no colégio eleitoral (que é proporcional à sua população).

Brasil
O Brasil é uma república federal presidencialista, de regime democrático-representativo. É uma república porque o Chefe de Estado é eletivo e temporário. O Estado brasileiro é uma federação pois é composto de estados dotados de autonomia política garantida pela Constituição Federal e do poder de promulgar suas próprias Constituições. É uma república presidencial porque as funções de chefe de Estado e chefe de governo estão reunidas em um único órgão: o Presidente da República. É uma democracia representativa porque o povo dificilmente exerce sua soberania, apenas elegendo o chefe do poder executivo e os seus representantes nos órgãos legislativos, como também diretamente, mediante plebiscito, referendo e iniciativa legislativa popular. Isso acontece raramente, o que não caracteriza uma democracia representativa.

segunda-feira, 18 de maio de 2009

Hidrografia

Estados Unidos
Os principais rios encontrados no país são: Colorado, rio Grande, Missouri e Mississípi. O Mississípi, principal rio (3.600Km² de comprimento), corre de Minnesota ao Golfo do México e recebe importantes afluentes, como o Misúri, o Ohio, o Vermelho e o Arkansas. A Baía de Chesapeake é o maior estuário nos Estados Unidos da América. Desemboca no Oceano Atlântico, e está cercada pelos estados americanos de Maryland e Virgínia. A Baía de Chesapeake cobre cerca de 166 534 km² no Distrito de Columbia, Nova Iorque, Pensilvânia, Delaware, Maryland, Virgínia e Virgínia Ocidental . Mais de 150 rios desembocam na Baía de Chesapeale.
A Baía de Massachusetts é uma das três grandes baías do Oceano Atlântico que dão ao Estado americano de Massachusetts seu formato distintivo

Brasil
A hidrografia é a mais pujante do mundo, e nela sobressaem três grandes bacias: Amazônica, cuja a drenagem abrange mais da metade da área do país; a do Prata, cujos principais rios são o Paraná, o Paraguai e o Uruguai; e a do São Francisco, formada pelo rio do mesmo nome. Quase todos os grandes cursos dessas bacias são navegáveis em toda sua extensão. Com essa riqueza hidrográfica, o país é um dos primeiros do mundo em energia hidrelétrica.

Vegetação

Estados Unidos
No norte da América do Norte, principalmente na região do Alasca, encontramos a vegetação de tundra. Já na Flórida (EUA), desenvolve-se uma paisagem subtropical. Ainda podemos encontrar a vegetação do tipo estepe, que é uma vegetação rasteira, ela ocorre em volta dos desertos onde as chuvas são escassas e mal distribuida. As estepes semi-áridas são encontradas nos Estados Unidos, sendo aproveitadas na criação de gado.

Brasil
A vegetação brasileira pode ser classificada em floresta Amazônica, mata Atlântica (florestas costeiras), caatinga, pantanal mato-grossense, cerrado, campos, mata de araucária, mata de cocais, mangue e restinga. Explorada desde a colonização, a vegetação original é a primeira fonte de riqueza do país. A extração de pau-brasil representa o início de um processo desordenado de utilização da cobertura vegetal, que persiste até hoje em diferentes níveis, e levou, praticamente, à extinção.

Relevo

Estados Unidos
A oeste, o vasto conjunto das Montanhas Rochosas ocupa um terço da superfície do país, atravessando-o no sentido norte-sul. Mais a oeste, em direção ao Oceano Pacífico, a Cadeia das Cascatas e a Sierra Nevada estão separadas da Cadeia Costeira por uma depressão descontínua (o vale central da Califórnia), que margeia de forma estreita a planície litorânea. E, por fim, nas grandes planícies encontramos a bacia Mississipi-Missouri, também palco de outras aventuras de Tex, planície esta que abre-se amplamente desde os grandes lagos até o Golfo do México, margeada a leste pelos Montes Apalaches.

Brasil
O relevo brasileiro apresenta-se em : Planaltos – superfícies com elevação e aplainadas , marcadas por escarpas onde o processo de desgaste é superior ao de acúmulo de sedimentos. Planícies – superfícies relativamente planas , onde o processo de deposição de sedimentos é superior ao de desgaste. Depressão Absoluta - região que fica abaixo do nível do mar. Depressão Relativa – fica acima do nível do mar . A periférica paulista, por exemplo, é uma depressão relativa. Montanhas – elevações naturais do relevo, podendo ter várias origens , como falhas ou dobras.

Clima

Estados Unidos
O clima do país é extremamente diversificado, devido à situação geográfica a que o país está exposto (banhado pelo Oceano Pacífico, Atlântico e pelo Mar Beaufort que é influenciado pelo Oceano Glacial Ártico), assim sendo, o clima é geralmente temperado, com variantes como clima subtropical no Sul, clima mediterrâneo no sul da Califórnia. Os Verões são quentes e Invernos frios, principalmente no Norte. Quanto às temperaturas, estas variam de -3°C a 6°C em Janeiro, e 20°C a 31°C em Julho, na capital Washington.

Brasil
Clima Subtropical: presente na região Sul dos Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Caracteriza-se por verões quentes e úmidos e invernos frios e secos. Chove muito nos meses de novembro à março. As temperaturas médias ficam em torno de 20º C.
Clima Semi-árido: presente, principalmente, no sertão nordestino, caracteriza-se pela baixa umidade e pouquíssima quantidade de chuvas. As temperaturas são altas durante quase todo o ano.
Clima Equatorial: encontra-se na região da Amazônia. As temperaturas são elevadas durante quase todo o ano. Chuvas em grande quantidade.
Clima Tropical: temperaturas elevadas (média anual por volta de 20°C), presença de umidade e índice de chuvas de médio a elevado.
Clima Tropical de altitude: ocorre principalmente nas regiões serranas do Espirito Santo, Rio de Janeiro e Serra da Mantiqueira. As temperatura médias variam de 15°C a 21º C. As chuvas de verão são intensas e no inverno sofre a influência das massas de ar frias. Pode apresentar geadas no inverno.
Clima Tropical Atlântico (tropical úmido): presente, principalmente, nas regiões litorâneas do Sudeste, apresenta grande influência da umidade vinda do Oceano Atlântico. As temperaturas são elevadas no verão (podendo atingir até 40°C) e amenas no inverno (média de 20º C). Costuma chover muito nestas áreas.

quinta-feira, 14 de maio de 2009

Localizaçao

Estados Unidos
A maior parte dos Estados Unidos localiza-se na região central da América do Norte, possuindo três fronteiras terrestres, duas com o Canadá, e uma com o México, sendo que o restante do país faz fronteira com o Oceano Pacífico, o Mar de Bering, o Oceano Ártico, o Golfo do México e o Oceano Atlântico. Dos 50 Estados americanos, o Alasca e o Havaí não são contíguos com os outros 48 Estados, nem entre si.

Brasil
O território brasileiro está localizado, quase em sua totalidade, no hemisfério sul, mais precisamente 93% do território, e no hemisfério norte 7%. O país está estabelecido no Ocidente, ou seja, a oeste do meridiano de Greenwich, além disso, é cortado ao norte pelo paralelo do Equador. Encontra-se na zona intertropical, zona temperada sul e no Trópico de Capricórnio. O Brasil compõe a América do Sul e faz fronteira com todos os países dessa porção do continente americano, exceto Equador e Chile.