segunda-feira, 18 de maio de 2009

Hidrografia

Estados Unidos
Os principais rios encontrados no país são: Colorado, rio Grande, Missouri e Mississípi. O Mississípi, principal rio (3.600Km² de comprimento), corre de Minnesota ao Golfo do México e recebe importantes afluentes, como o Misúri, o Ohio, o Vermelho e o Arkansas. A Baía de Chesapeake é o maior estuário nos Estados Unidos da América. Desemboca no Oceano Atlântico, e está cercada pelos estados americanos de Maryland e Virgínia. A Baía de Chesapeake cobre cerca de 166 534 km² no Distrito de Columbia, Nova Iorque, Pensilvânia, Delaware, Maryland, Virgínia e Virgínia Ocidental . Mais de 150 rios desembocam na Baía de Chesapeale.
A Baía de Massachusetts é uma das três grandes baías do Oceano Atlântico que dão ao Estado americano de Massachusetts seu formato distintivo

Brasil
A hidrografia é a mais pujante do mundo, e nela sobressaem três grandes bacias: Amazônica, cuja a drenagem abrange mais da metade da área do país; a do Prata, cujos principais rios são o Paraná, o Paraguai e o Uruguai; e a do São Francisco, formada pelo rio do mesmo nome. Quase todos os grandes cursos dessas bacias são navegáveis em toda sua extensão. Com essa riqueza hidrográfica, o país é um dos primeiros do mundo em energia hidrelétrica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário