segunda-feira, 8 de junho de 2009

Estrutura Etária

Estados Unidos
Nos países nórdicos, a taxa de natalidade tende a ser baixa, e a esperança de vida elevada, portanto as pirâmides etárias geralmente são altas e estreitas. As pirâmides de países como os EUA, Canadá e o resto da Europa Ocidental aproximam-se do padrão nórdico, devido às taxas geralmente serem parecidas a aquelas destes países...
A taxa de dependência é uma fracção em que o numerador inclui pessoas novas e velhas, que provavelmente não estarão a trabalhar, e em que o denominador é o total da população. Os países pobres tendem a ter uma elevada taxa de dependência porque o número de pessoas mais velhas, comparado com o total da população, tende a ser elevado. Nos países menos desenvolvidos, a taxa é elevada por razões muito diferentes, o número de crianças, em relação à população total tende a ser muito elevado...
Para muitas comunidades rurais estabelecidas, pessoas de meia idade e em idade laboral podem sair para procurar emprego noutros locais, e isto reduz um pouco a pirâmide nas categorias do meio. Contudo, isso pode variar, se homens migrassem mais que mulheres, o lado esquerdo seria menor do que o lado direito. Se deixarem as crianças para serem criadas pelos avós, então as categorias inferiores serão mais largas, o que contribui para a taxa de dependência da comunidade de onde vieram.

Brasil
A estrutura etária de uma população costuma ser dividida em três faixas: os jovens, que são do nascimento até 19 anos; os adultos, dos 20 anos até 59 anos e os idosos, que vai dos 60 anos em diante.
As nações que possuem há varias décadas baixos índices de natalidade e de mortalidade, e uma expectativa de vida elevada têm a grande maioria de sua população na faixa etária dos adultos, uma porcentagem de idosos relativamente alta e a faixa dos jovens entre 30 a 35% do total da população. Já os países subdesenvolvidos, têm a maioria da população na faixa jovem e a faixa dos idosos bastante reduzida.
No Brasil, segundo os dados de uma pesquisa realiza em 2005, a faixa etária dos jovens é de 46,5% do total, a dos adultos de 46,4% e a dos idosos de 7,1%.
Nas últimas décadas, ocorreu um aumento da terceira idade e dos adultos e uma diminuição na porcentagem de jovens, pois em 1950 a distribuição era a seguinte: 4,6% de idosos, 43,1% de adultos e 52,3% de jovens. Isso aconteceu, em decorrência da diminuição das taxas de mortalidade e natalidade e do aumento da expectativa de vida. Apesar dessa ligeira alteração nas porcentagens, o Brasil ainda pode ser considerado como um país jovem, no sentido de que as pessoas com até 19 anos de idade ainda constituem a faixa mais numerosa da população. Além disso, a proporção dos idoso no total da população é ainda pequena em comparação a países como a Suécia ou os Estados Unidos, sendo mais semelhante aos países do terceiro mundo, mas conforme as pesquisas mostram, o Brasil está caminhando para deixar de ser um país com um percentual baixo de idosos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário