quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Aspectos históricos e culturais


Estados Unidos
















Os Estados Unidos celebram o seu dia da independência a 4 de julho de 1776, quando as Treze Colônias britânicas na América do Norte fizeram a Declaração de Independência, rejeitando a autoridade britânica, a favor da política de autodeterminação. Esta independência foi oficialmente reconhecida pelo Reino Unido no Tratado de Paris. Os Estados Unidos adotaram sua atual Constituição em 1789, que estabeceu a estrutura básica do governo americano. Desde então, a nação gradualmente desenvolveu-se, tornando-se uma superpotência após o fim da Segunda Guerra Mundial, passando a exercer grande influência econômica, política, científica, tecnológica, militar e cultural no mundo.A economia dos Estados Unidos da América está organizada segundo o modelo capitalista e é marcada por um crescimento constante de longo prazo, baixa carga tributária, mesmo para os padrões dos países desenvolvidos, baixas taxas de desemprego e de inflação, embora tenha apresentado nos últimos anos um grande déficit, tanto de balança comercial quanto de orçamento de seu governo. A economia dos Estados Unidos pode ser vista como a mais importante e influente do mundo em tempos atuais. Vários países indexaram as suas moedas ao dólar, ou chegam mesmo a usar a moeda americana como sua moeda oficial, e os mercados de capitais americanos são em geral vistos como indicadores da economia mundial.

Brasil














A cultura brasileira reflete os vários povos que constituem a demografia desse país sul-americano: indígenas, europeus, africanos, asiáticos, árabes etc. Como resultado da intensa miscigenação e convivência dos povos que participaram da formação do Brasil surgiu uma realidade cultural peculiar, que inclui aspectos das várias culturas.
Cultura pode ser definida como o conjunto formado pela linguagem, crenças, hábitos, pensamento e arte de um povo. Outra definição de cultura se refere mais estritamente às artes de caráter mais erudito: literatura, pintura, escultura, arquitetura e artes decorativas.Na época do descobrimento do Brasil, com o intuito de expandir o comércio e procurar novas fontes para abastecer o mercado mundial, navegadores europeus intensificaram suas viagens em busca de terras novas e ricas que pudessem ser exploradas.A visão corrente era de que os recursos naturais encontrados, principalmente nas exuberantes terras tropicais, estavam ali, prontos para serem aproveitados por quem tomasse posse da terra, sem a menor preocupação com o futuro da área que estivesse sendo conquistada.
No Brasil, a riqueza das regiões costeiras e o desafio de dominar o sertão povoado por índios e animais estranhos, mas repleto de madeiras nobres, ouro e pedras preciosas, à espera de serem extraídos e transformados em lucro, levaram os primeiros colonizadores a estabelecer postos de fortificação e aldeamentos em pontos da costa que pudessem garantir a exploração dos recursos. Durante os primeiros anos do séc. XVI os portugueses limitaram-se a fazer algumas viagens de reconhecimento pela costa. Mas, alarmados com as notícias de estrangeiros se estabelecendo em povoados e aldeamentos isolados e com as abordagens de embarcações piratas, decidiram enviar para cá uma esquadra chefiada por Martim Afonso de Souza e fixar bases mais eficientes.

Um comentário:

  1. gostei meu brasil brasileiro a visita meu blog stefanyecristo.blogspot.com

    ResponderExcluir